segunda-feira, 31 de março de 2025

Momento Espírita - Perdendo Tempo ou Investindo?


Ouça aqui 👇👇👇

Perdendo Tempo ou Investindo?

O tempo ainda é um desses mistérios que nos cabe desvendar.

Ultimamente temos ouvido muito a afirmação de que o tempo está passando mais rápido. No entanto, vivemos as mesmas vinte e quatro horas, em trezentos e sessenta e cinco dias.

Então: Isso é verdade ou não?

Para muitos cientistas, o tempo é uma construção humana, uma forma de medir e organizar os eventos. Dessa maneira, fora da Terra, não tem significado.

Se lembrarmos da teoria da relatividade de Albert Einstein veremos que o tempo não é absoluto. Isso quer dizer que ele pode passar de forma diferente, em diferentes lugares do Universo.

Com certeza, temos muito a descobrir, a entender.

De qualquer forma, algo que costumamos afirmar, dependendo do que façamos é que perdemos tempo, que gastamos tempo, que desperdiçamos tempo.

Para cada um de nós tempo é uma questão de administração. E o que temos certeza é de que nosso tempo sobre a Terra é limitado.

Sabemos que a vida tem prazo, tem duração. E como nenhum de nós recebeu ao nascer, uma caderneta que nos diga quantos anos temos na poupança da vida, o que nos cabe é aproveitar cada segundo.

Aproveitar significa fazer o melhor uso possível do tempo de que dispomos. Tirar proveito de cada momento.

Na prática, para cada um de nós, significa coisas diferentes, como fortalecer laços de amizade, fazendo-nos mais presentes na vida dos nossos amigos.

Dedicar preciosos minutos em conversas edificantes, construtivas, que nos instruam, nos propiciem crescimento.

Ou nos deliciar admirando um belo pôr do sol, sem pressa, com verdadeira admiração.

Assistir a um filme, extraindo o melhor que nos possa ofertar em termos de trilha sonora, fotografia, interpretação, exemplo de perseverança, de lealdade, de patriotismo.

Absorver a mente numa leitura que traduza conhecimento, orientação, descontração, bem-estar.

Quiçá, simplesmente, nos quedarmos na janela olhando o voo dos pássaros que se divertem na manhã de sol, migrando de uma para outra árvore, numa grande algazarra.

Ou atentar para as rolinhas que passeiam sobre o telhado da casa vizinha, indo e vindo, como à busca de algo. Ou será que como nós, humanos, estão realizando a sua caminhada, contando os passos?

Ficarmos imóveis alguns minutos, de olhos fechados, sentindo a brisa da manhã nos acariciar a face, enquanto o sol ensaia seu despertar.

Tudo isso será perder ou será investir tempo em algo que nos beneficia o corpo e a alma?

Pensemos a respeito. Todos os dias temos vinte e quatro horas disponíveis. Sua administração somente a nós compete.

Trabalhar muitas horas, dormir em demasia, fazer coisa nenhuma podem ser nossas opções.

Ou dosar trabalho com breves intervalos de luz, o envio de uma mensagem a quem amamos, um olhar para a paisagem e uma oração de louvor:

Que maravilha, meu Deus! Onde é que o Senhor descobre tantas cores diferentes a cada dia?

Tempo para a refeição com a família ou com os amigos, um momento de descontração para sorrir, para perguntar a quem está ao nosso lado: E aí, tudo bem com você?

Perder ou investir tempo, a opção é nossa.

Redação do Momento Espírita
Em 31.3.2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Momento Espírita - O Encanto das Aparências

Ouça aqui 👇👇👇 O Encanto das Aparências Por que ainda damos tanto valor às aparências? Por que nos encantamos com o exterior, com aquilo ...