segunda-feira, 31 de março de 2025

Momento Espírita - Perdendo Tempo ou Investindo?


Ouça aqui 👇👇👇

Perdendo Tempo ou Investindo?

O tempo ainda é um desses mistérios que nos cabe desvendar.

Ultimamente temos ouvido muito a afirmação de que o tempo está passando mais rápido. No entanto, vivemos as mesmas vinte e quatro horas, em trezentos e sessenta e cinco dias.

Então: Isso é verdade ou não?

Para muitos cientistas, o tempo é uma construção humana, uma forma de medir e organizar os eventos. Dessa maneira, fora da Terra, não tem significado.

Se lembrarmos da teoria da relatividade de Albert Einstein veremos que o tempo não é absoluto. Isso quer dizer que ele pode passar de forma diferente, em diferentes lugares do Universo.

Com certeza, temos muito a descobrir, a entender.

De qualquer forma, algo que costumamos afirmar, dependendo do que façamos é que perdemos tempo, que gastamos tempo, que desperdiçamos tempo.

Para cada um de nós tempo é uma questão de administração. E o que temos certeza é de que nosso tempo sobre a Terra é limitado.

Sabemos que a vida tem prazo, tem duração. E como nenhum de nós recebeu ao nascer, uma caderneta que nos diga quantos anos temos na poupança da vida, o que nos cabe é aproveitar cada segundo.

Aproveitar significa fazer o melhor uso possível do tempo de que dispomos. Tirar proveito de cada momento.

Na prática, para cada um de nós, significa coisas diferentes, como fortalecer laços de amizade, fazendo-nos mais presentes na vida dos nossos amigos.

Dedicar preciosos minutos em conversas edificantes, construtivas, que nos instruam, nos propiciem crescimento.

Ou nos deliciar admirando um belo pôr do sol, sem pressa, com verdadeira admiração.

Assistir a um filme, extraindo o melhor que nos possa ofertar em termos de trilha sonora, fotografia, interpretação, exemplo de perseverança, de lealdade, de patriotismo.

Absorver a mente numa leitura que traduza conhecimento, orientação, descontração, bem-estar.

Quiçá, simplesmente, nos quedarmos na janela olhando o voo dos pássaros que se divertem na manhã de sol, migrando de uma para outra árvore, numa grande algazarra.

Ou atentar para as rolinhas que passeiam sobre o telhado da casa vizinha, indo e vindo, como à busca de algo. Ou será que como nós, humanos, estão realizando a sua caminhada, contando os passos?

Ficarmos imóveis alguns minutos, de olhos fechados, sentindo a brisa da manhã nos acariciar a face, enquanto o sol ensaia seu despertar.

Tudo isso será perder ou será investir tempo em algo que nos beneficia o corpo e a alma?

Pensemos a respeito. Todos os dias temos vinte e quatro horas disponíveis. Sua administração somente a nós compete.

Trabalhar muitas horas, dormir em demasia, fazer coisa nenhuma podem ser nossas opções.

Ou dosar trabalho com breves intervalos de luz, o envio de uma mensagem a quem amamos, um olhar para a paisagem e uma oração de louvor:

Que maravilha, meu Deus! Onde é que o Senhor descobre tantas cores diferentes a cada dia?

Tempo para a refeição com a família ou com os amigos, um momento de descontração para sorrir, para perguntar a quem está ao nosso lado: E aí, tudo bem com você?

Perder ou investir tempo, a opção é nossa.

Redação do Momento Espírita
Em 31.3.2025

Pílulas Inspiradoras - Abra mão do controle...seja mais feliz!

Ouça aqui 👇👇👇

Recorte de Palestras - Mundo de Provas e Expiações - Simão Pedro



 Ouça aqui 👇👇👇


Assista a palestra na íntegra aqui 👇👇👇



Café com Espiritismo - Um estranho caso de obsessão - Larissa Chaves - Áudio 553



Ouça aqui 👇👇👇

Radionovela Os Capelinos - Áudio 01

De onde viemos? Para onde vamos? Momentos decisivos estão sendo vividos pelos habitantes do planeta Terra. O atentado às torres gêmeas – o histórico 11 de setembro em Nova Iorque – foi apenas um sinal. O que virá depois? Que verdade está oculta atrás dos últimos acontecimentos mundiais? Do espaço, irmãos das estrelas observam os lances da história planetária. Para onde apontam os fatos mais recentes que temos presenciado? Talvez os eventos sociais, políticos e econômicos guardem estreitas relações com algo que ocorreu há milhões de anos, em outro mundo, em outro lugar. Num romance que mistura ação e aventura, travamos contato com a saga dos dragões, espíritos devotados ao mal deportados de Capela. É o grande êxodo de povos e humanidades. Eis Os Capelinos.
Radionovela: Os Capelinos
Livro: Crepúsculo dos Deuses
Espírito: Ângelo Inácio
Médium: Robson Pinheiro 


Ouça aqui 👇👇👇

Áudio Livro Mecanismos da Mediunidade - Áudio 01


 O Espírito André Luiz alia Ciência ao Espiritismo para apresentar conceitos como energia, átomo, obsessão, hipnose, magnetismo, animismo e psicometria, entre outros, oferecendo aos médiuns e estudiosos da mediunidade diversos recursos para melhor compreensão de questões da Física e da Fisiologia que se relacionam ao tema. Com psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, o autor espiritual esclarece que, além de conhecimentos e estudos, é necessário ter disciplina e responsabilidade para praticar a mediunidade com Jesus e entrar em comunhão com o plano superior, buscando o aprimoramento do espírito sob as diretrizes do Evangelho do Cristo.

Livro: Mecanismos da Mediunidade
Espírito: André Luiz
Médium: Francisco Cândido Xavier





Ouça aqui 👇👇👇

Áudio Livro Maria Mãe de Jesus - Áudio 11


 Esta antologia procura silenciar a voz da imaginação, reunindo textos fiéis à realidade, resultando numa biografia fidedigna, conquanto com lacunas, da Mãe de Jesus, são acrescentados alguns "flashes" das atividades de Maria na espiritualidade e poemas retratando Nossa Senhora. As verdades que traz, no entanto, são plenas de sentimentos, tornando esse livro um ramalhete, depoimentos que são luzes e também

flores, cheias de perfume e fé.

Livro: Maria Mãe de Jesus

Espíritos: Diversos















Ouça aqui 👇👇👇

Audio Livro Evolução em Dois Mundos - Áudio 36


 Evolução em dois mundos divide-se em duas partes. A primeira relaciona as palavras do Cristo a conceitos como a existência do perispírito e corpo espiritual, fluido cósmico, hereditariedade, evolução e sexo, alimentação no plano espiritual e mecanismos da mente, entre outros. Já a segunda parte reúne perguntas e respostas sobre temas vinculados a matrimônio, divórcio, gestação e aborto. Aliando conceitos científicos e evangélicos, o Espírito André Luiz promove um estudo do processo evolutivo do ser e da alma nos dois planos de nossa existência — o mundo material e o mundo espiritual —, estabelecendo um desafio intelectual a todos que praticam ou desejam conhecer a Doutrina Espírita.









Ouça aqui 👇👇👇

Áudio Livro Paulo e Estêvão - Áudio 40


 O romance Paulo e Estêvão ainda é considerado uma obra prima da parceria entre o Espírito Emmanuel e o médium Francisco Cândido Xavier. São milhares de exemplares publicados pela FEB sobre o fariseu Paulo de Tarso, obstinado perseguidor de cristãos que se converteu ao trabalho em prol do Cristianismo e transformou sua vida em um exemplo de luta, fé e amor. Presença constante entre os mais vendidos, o livro mostra a relação entre Paulo e o apedrejamento de Estêvão — o primeiro mártir do Cristianismo.
Livro: Paulo e Estevão
Espírito: Emmanuel
Médium: Francisco Cândido Xavier









Ouça aqui 👇👇👇

domingo, 30 de março de 2025

Momento Espírita - Nossa Felicidade


Ouça aqui 👇👇👇

Nossa Felicidade

Todos desejamos ser felizes. Todos pensamos alcançar a felicidade. E cada um de nós a idealiza de uma forma.

Ocorre que, nos dias atuais, em que a depressão se tem tornado tão comum, em que mais ouvimos falar de tristezas e de dificuldades, em que encontramos muitas pessoas de cenho carregado, de semblante sombrio, é de nos perguntarmos se existe mesmo essa tal de felicidade.

Muitos falamos dos problemas que precisamos enfrentar, da vida dura que levamos, das horas cansativas que o trabalho profissional nos exige sem, por vezes, a compensação salarial que apreciaríamos ou que nos daria melhores condições de vida.

O noticiário não colabora muito para mudar essa forma de ver a vida, considerando os relatos de cataclismas, que destroçam vidas e acabam com patrimônios construídos a muito esforço.

Ou da violência que alcança, parece, todas as gentes, em todo lugar.

E se vamos nos fixando nesse viés de vicissitudes, próprias de um planeta de provas e expiações, qual o que nos encontramos, natural que acabemos por nos permitir abraçar pela tristeza.

Que o desânimo nos faça curvar os ombros e arrastar os pés, como se tivéssemos uma bola de ferro a eles acorrentada.

No entanto, basta uma olhada rápida para direção diversa para percebermos outro panorama.

Seria como vermos a atmosfera pesada, as nuvens negras escurecendo o céu.

Chegam os ventos em fúria e a água jorra abundante, lavando o ar e penetrando o solo.

A terra sorve com rapidez o líquido precioso e agradece, exalando um característico perfume de terra molhada, que nos chega às narinas.

Dissipada a tempestade, sentimos o ar leve. O céu se oferece claro, o sol se manifesta.

Logo, esquecemos a tormenta de há pouco!

Constatamos que assim também acontece em nossas vidas. Depois de momentos difíceis, descobrimos cores de felicidade em nossos dias.

E, nesse exercício, enumeramos tantas coisas que fazem nossa felicidade.

Damo-nos conta de que somos felizes.

Felizes por termos um corpo que nos permite a mobilidade, que nos permite ouvir, ver, falar.

Felizes por desvendarmos o alfabeto e descobrirmos o segredo das letras que nos narram o belo, o bom, o extraordinário.

Somos felizes por termos um teto, uma família grande ou pequena ou minúscula.

Ou por vivermos sós, mas contarmos com um cão que nos recebe feliz ao chegarmos em casa. Ou por termos um gato para alimentar, uma flor para regar.

Somos felizes por termos quem nos abrace, nos queira bem.

Felizes por termos a capacidade de apreciar um bom filme, um espetáculo de ballet, uma sonata, uma peça de teatro.

Felizes por podermos cantar uma canção, dedilhar um instrumento, soprar uma flauta, imitando o vento.

Indaguemo-nos hoje, agora, o que nos faz felizes. Comecemos a escrever uma lista.

Iremos nos surpreender, com certeza, com a abundância de itens que fazem nossa felicidade tantas vezes no dia, na semana.

Permitamo-nos descobrir essas pequenas grandes felicidades diárias. E, enquanto morrem os acordes da música que compõem a harmonia deste texto, abramos um sorriso dentro d´alma, iluminando este dia.

Redação do Momento Espírita.
Em 30.3.2018. 

Pílulas Inspiradoras - Mente calma e serena...

Ouça aqui 👇👇👇

sábado, 29 de março de 2025

Momento Espírita - Detalhes da Ingratidão


Ouça aqui 👇👇👇

Detalhes da Ingratidão

Conta-se que, em Londres, vivia um funcionário da limpeza pública chamado Mollygruber.

Idoso, era estimado por todos pelos valores morais que cultivava.

Uma manhã, quando recolhia o lixo do parque onde trabalhava, viu que um menino se debatia desesperadamente nas águas do lago. Logo percebeu que o garoto estava se afogando.

Pessoas se aglomeravam, assistindo curiosos, barulhentos, sem nada fazer em auxílio à criança.

O velho trabalhador, embora com suas dores reumáticas, se atirou na água gelada. Com dificuldade, trouxe o menino são e salvo, de volta às margens do lago.

Dada sua saúde precária, caiu desmaiado ali mesmo. A ambulância foi chamada e ele foi levado ao hospital.

Seu feito logo ganhou as páginas dos jornais.

Enquanto isso, a mãe do menino que fora salvo, chegou ao local e começou a examinar o filho, totalmente transtornada.

Em dado momento, olhou para a cabeça do menino e notou a falta do boné que ela dera de presente a ele, naquele dia.

Começou a gritar e a reclamar, dizendo que o velho roubara o bonezinho do seu filho.

E exigia que trouxessem de volta o boné. Como ninguém lhe atendesse o desejo, por totalmente descabido, ela foi até o hospital.

Nem se dera conta de que a vida de seu filho, o bem mais precioso, fora preservada. Que, graças a Deus, ele estava bem porque fora retirado da água, antes de ficar enregelado.

Não. O que ela queria era o bonezinho do garoto.

Chegando ao hospital, exigiu ver o velho que realizara o furto. Tanto gritou e fez escândalo, que o médico de plantão, indignado, lhe disse:

Se a senhora não deixar o nosso herói descansar e se recuperar em paz, eu chamo a polícia para prendê-la.

Com o choque, a mulher se calou e foi para casa.

No dia seguinte, o idoso trabalhador morreu. Os moradores da região, onde ele vinha servindo com retidão, há anos, inundaram o parque de flores e de letreiros com mensagens de gratidão.

Era a sincera homenagem a quem doou a própria vida para salvar uma criança desconhecida.

*   *   *

Por vezes, esquecemos de ser gratos a dádivas que nos são ofertadas.

Em vez de lembrarmos das alegrias que nos chegam, dos amigos que nos brindam com sua presença, lembramos somente da maldade com que fomos alcançados em algum momento.

Assim, um amigo nos oferece seu carinho e atenção por anos. Certo dia, em que ele não está bem, e nos dirige uma palavra infeliz, de imediato o descartamos de nossa convivência.

E, dali por diante, a todos os que encontrarmos, diremos da nossa mágoa, da agressão que recebemos, da má educação do ex-amigo.

Contudo, nos dias de felicidade e bem-querer, não ficamos alardeando tudo o que aquela pessoa nos ofereceu.

Esquecemos de que passou a noite conosco, no hospital, quando nos acidentamos e nossos familiares estavam distantes.

Olvidamos que nos estendeu a carteira farta, nos dias das nossas necessidades, nunca pedindo pagamento dos dispêndios que teve conosco.

Não recordamos dos dias de alegria das férias compartilhadas, dos passeios realizados, dos momentos em que nos alimentou a alma com a sua alegria e disposição.

Pensamos somente no ato infeliz de um dia, de um instante.

Pensemos um pouco se, ante as bênçãos que nos chegam, não estamos agindo como aquela equivocada mãe.

Pensemos.

Redação do Momento Espírita com
 base em antiga história.
Em 29.3.2025.

Pílulas Inspiradoras - Tenha coragem de ser você!

Ouça aqui 👇👇👇

sexta-feira, 28 de março de 2025

Momento Espírita - Aproveitando a Vida


Ouça aqui 👇👇👇

Aproveitando a Vida

Naquele início de ano, na reunião de jovens, em que se definia o programa de estudos evangélicos, a coordenadora lançou uma pergunta.

Desejava saber qual era a visão da vida que eles tinham e o que esperavam para aqueles próximos meses.

Foram muito diversificadas as respostas. Ela se surpreendeu, no entanto, ao ouvir do jovem simpático e extrovertido, a afirmativa enfática e vibrante: Para mim, o importante é aproveitar a vida. Vive-se para isso.

Rolaram os meses, as lições, os debates. Quando dezembro chegou, com anúncio de breves férias e avaliação do realizado e estudado, ela retornou a formular a mesma indagação.

Quando chegou a vez do jovem simpático e extrovertido, a resposta foi ainda um pouco irreverente, embora com leve tom de cuidado:

Continuo acreditando, firmemente, que o importante é aproveitar a vida. Para isso ela nos é dada. Só que agora tenho que redefinir o que seja vida, e o que seja aproveitá-la.

* * *

Por vezes, ficamos focados em aproveitar os momentos que nos são proporcionados, por dádiva celeste e esquecemos de nos indagar o que é a vida.

Será simplesmente o existir durante alguns anos sobre esta Terra? Será somente aproveitar cada minuto, de forma intensa, como se o amanhã não existisse?

A vida é muito mais do que a simples existência biológica. Para além do pulsar do coração e da respiração, ela engloba as relações, os sentimentos, os aprendizados e, especialmente, o propósito que atribuímos à nossa jornada.

A vida é uma oportunidade valiosa para o progresso. Afinal, somos Espíritos imortais, tendo o para sempre a nos aguardar.

E, com certeza, todos sabemos que se trata de um estágio transitório. Tão impermanente, que pode acabar a qualquer momento.

Nesse contexto, a vida ganha uma dimensão que transcende o aqui e agora, levando-nos a refletir sobre o que fazemos com o tempo que nos é dado.

Para muitos, aproveitar a vida pode estar associado ao prazer imediato, à busca incessante por conforto e diversão, riquezas e facilidades.

Comer, beber, dormir, viajar, se divertir. Contudo, essa visão, embora legítima em certa medida, revela-se limitada.

Aproveitar a vida, em sua essência, significa viver com propósito e em plenitude.

É saber valorizar os momentos de aprendizado, cultivar virtudes, agradecer as oportunidades de crescimento. É dedicar-se ao próximo, investir no próprio progresso.

Sob essa ótica, o aproveitar se transforma de um mero desfrutar para um construir algo maior e mais duradouro.

Sinaliza quão importante é desejarmos deixar nossa marca no mundo. Uma marca positiva que diga para todos que a encontrem:

Por aqui passou um ser humano especial. Ele deixou uma estrela no caminho.

Aproveitar a vida é, portanto, estabelecer uma jornada de autodescoberta e transformação. É um caminho a ser trilhado.

É buscar o equilíbrio entre a alegria de viver e a responsabilidade de construir valores. É valorizar afetos e amores.

Que nos disponhamos, hoje ainda, a redefinir nossos conceitos, a estabelecer metas para aproveitarmos, de forma positiva, cada minuto de vida, neste planeta azul.

Redação do Momento Espírita,
Em 28.3.2025

Pílulas Inspiradoras - Impossível é um lugar que não existe...

Ouça aqui 👇👇👇

Recorte de Palestras - Poderes do Espírito - Haroldo Dutra Dias



 Ouça aqui 👇👇👇


Assista a palestra na íntegra aqui 👇👇👇



Café com Espiritismo - Deixai vir a mim as criancinhas (parte 1 2) - Gustavo Silveira - Áudio 552



Ouça aqui 👇👇👇

Áudio Livro Maria Mãe de Jesus - Áudio 10


 Esta antologia procura silenciar a voz da imaginação, reunindo textos fiéis à realidade, resultando numa biografia fidedigna, conquanto com lacunas, da Mãe de Jesus, são acrescentados alguns "flashes" das atividades de Maria na espiritualidade e poemas retratando Nossa Senhora. As verdades que traz, no entanto, são plenas de sentimentos, tornando esse livro um ramalhete, depoimentos que são luzes e também

flores, cheias de perfume e fé.

Livro: Maria Mãe de Jesus

Espíritos: Diversos















Ouça aqui 👇👇👇

Audio Livro Evolução em Dois Mundos - Áudio 35


 Evolução em dois mundos divide-se em duas partes. A primeira relaciona as palavras do Cristo a conceitos como a existência do perispírito e corpo espiritual, fluido cósmico, hereditariedade, evolução e sexo, alimentação no plano espiritual e mecanismos da mente, entre outros. Já a segunda parte reúne perguntas e respostas sobre temas vinculados a matrimônio, divórcio, gestação e aborto. Aliando conceitos científicos e evangélicos, o Espírito André Luiz promove um estudo do processo evolutivo do ser e da alma nos dois planos de nossa existência — o mundo material e o mundo espiritual —, estabelecendo um desafio intelectual a todos que praticam ou desejam conhecer a Doutrina Espírita.









Ouça aqui 👇👇👇

Áudio Livro Paulo e Estêvão - Áudio 39


 O romance Paulo e Estêvão ainda é considerado uma obra prima da parceria entre o Espírito Emmanuel e o médium Francisco Cândido Xavier. São milhares de exemplares publicados pela FEB sobre o fariseu Paulo de Tarso, obstinado perseguidor de cristãos que se converteu ao trabalho em prol do Cristianismo e transformou sua vida em um exemplo de luta, fé e amor. Presença constante entre os mais vendidos, o livro mostra a relação entre Paulo e o apedrejamento de Estêvão — o primeiro mártir do Cristianismo.
Livro: Paulo e Estevão
Espírito: Emmanuel
Médium: Francisco Cândido Xavier









Ouça aqui 👇👇👇

quinta-feira, 27 de março de 2025

Momento Espírita - Mudando a Face do Mundo


Ouça aqui 👇👇👇

Mudando a Face do Mundo

Que tal começar o dia realizando uma tarefa, mesmo que seja pequena?

Esta é uma sugestão de William Mchaven, ex-fuzileiro naval e reitor de uma universidade americana, em seu livro Arrume a sua cama.

Segundo ele, são pequenas atitudes que podem mudar a nossa vida e quem sabe a vida de alguém à nossa volta.

De acordo com um site de pesquisa, nós conheceremos cerca de dez mil pessoas ao longo da vida.

Se cada um de nós conseguir alterar a vida de apenas dez pessoas, e cada uma delas mudar a vida de outras dez, em seis gerações, teremos mudado toda a população do mundo, oito bilhões de pessoas.

Não importa a nossa etnia, a orientação religiosa, o gênero ou a condição social. Nossas lutas, neste mundo, são semelhantes.

As lições para vencê-las e andar para a frente se aplicam igualmente a todos nós.

Se arrumarmos nossa cama todas as manhãs, teremos realizado a primeira tarefa do dia. Isso nos poderá encorajar a assumir outra. E outra e mais outra.

No fim do dia, essa primeira tarefa terá se transformado em muitas. Arrumar nossa cama reforça a ideia de que as pequenas coisas da vida são importantes.

Se desejamos mudar o mundo, comecemos realizando pequenos mas significativos labores.

*   *   *

Somos responsáveis por nós mesmos, pelo nosso crescimento individual.

Cada passo, por menor que pareça, contribui para isso. A ideia de começar o dia com uma tarefa simples, nos ensina a valorizar as pequenas ações como alicerces para grandes transformações.

Jesus nos contou a parábola do grão de mostarda. Esse grão, quase insignificante, tem o potencial de crescer e se tornar uma árvore frondosa.

De igual maneira ocorre com nossas atitudes diárias. Um gesto aparentemente comum pode desencadear mudanças significativas em nossa vida e na vida de outros.

Pequenos atos, como retirar da mesa os pratos e talheres, varrer um ambiente, reforçam a ideia de que o progresso espiritual é construído gradualmente, dia após dia, ação por ação.

Não é necessário esperar grandes ocasiões para fazer o bem ou transformar o mundo. Nossas pequenas atitudes têm o poder de influenciar positivamente aqueles ao nosso redor.

Organização, disciplina, gentileza, um sorriso, um simples cumprimento, podem ser como uma pedra lançada em um lago, gerando ondas que se propagam muito além do ponto inicial.

Ao realizar pequenas coisas com dedicação, ampliamos nossa capacidade de enfrentar desafios maiores. Cada ação positiva, por menor que seja, contribui para a melhoria do mundo.

Se desejamos a transformação do planeta, comecemos por nós mesmos com atitudes simples. Arrumar nossa cama pode parecer insignificante, mas é um símbolo de ordem, disciplina, atenção.

Varrer a calçada em frente à nossa casa, acondicionar o lixo devidamente. Tudo contribui para o bem geral.

Tenhamos em mente que, assim como o grão de mostarda se torna uma planta altamente produtiva, nossos pequenos esforços diários são sementes que, cultivadas com persistência, poderão se transformar em grandes realizações.

Vamos ajudar a mudar a face do mundo?

Redação do Momento Espírita, com base no livro
 Arrume a sua cama, de William H. McRaven,
 ed. Planeta.
Em 27.3.2025

Pílulas Inspiradoras - Cuidado com o peso da sua bagagem...

Ouça aqui 👇👇👇

Ao Encontro de Jesus - A Excelência do Perdão - Áudio 50


Ouça aqui 👇👇👇

Café com Espiritismo - Entes amados - William Jacob - Áudio 551



Ouça aqui 👇👇👇

Áudio Livro Maria Mãe de Jesus - Áudio 09


 Esta antologia procura silenciar a voz da imaginação, reunindo textos fiéis à realidade, resultando numa biografia fidedigna, conquanto com lacunas, da Mãe de Jesus, são acrescentados alguns "flashes" das atividades de Maria na espiritualidade e poemas retratando Nossa Senhora. As verdades que traz, no entanto, são plenas de sentimentos, tornando esse livro um ramalhete, depoimentos que são luzes e também

flores, cheias de perfume e fé.

Livro: Maria Mãe de Jesus

Espíritos: Diversos















Ouça aqui 👇👇👇

Audio Livro Evolução em Dois Mundos - Áudio 34


 Evolução em dois mundos divide-se em duas partes. A primeira relaciona as palavras do Cristo a conceitos como a existência do perispírito e corpo espiritual, fluido cósmico, hereditariedade, evolução e sexo, alimentação no plano espiritual e mecanismos da mente, entre outros. Já a segunda parte reúne perguntas e respostas sobre temas vinculados a matrimônio, divórcio, gestação e aborto. Aliando conceitos científicos e evangélicos, o Espírito André Luiz promove um estudo do processo evolutivo do ser e da alma nos dois planos de nossa existência — o mundo material e o mundo espiritual —, estabelecendo um desafio intelectual a todos que praticam ou desejam conhecer a Doutrina Espírita.









Ouça aqui 👇👇👇

Áudio Livro Paulo e Estêvão - Áudio 38


 O romance Paulo e Estêvão ainda é considerado uma obra prima da parceria entre o Espírito Emmanuel e o médium Francisco Cândido Xavier. São milhares de exemplares publicados pela FEB sobre o fariseu Paulo de Tarso, obstinado perseguidor de cristãos que se converteu ao trabalho em prol do Cristianismo e transformou sua vida em um exemplo de luta, fé e amor. Presença constante entre os mais vendidos, o livro mostra a relação entre Paulo e o apedrejamento de Estêvão — o primeiro mártir do Cristianismo.
Livro: Paulo e Estevão
Espírito: Emmanuel
Médium: Francisco Cândido Xavier









Ouça aqui 👇👇👇

quarta-feira, 26 de março de 2025

Momento Espírita - A Honestidade não tem Preço


Ouça aqui 👇👇👇

A Honestidade não tem Preço

A história é comovente. Quase inacreditável. Fala de uma honestidade a toda prova. Quem a narrou foi Vladimir Petrov, jovem prisioneiro de um campo de concentração no nordeste da Sibéria.

Vladimir tinha um companheiro de prisão chamado Andrey.

Ambos sabiam que daquele lugar poucos saíam com vida. A taxa de mortalidade era extremamente alta, por causa do regime de fome e dos trabalhos forçados.

Natural que a maioria dos prisioneiros furtasse tudo que fosse possível, de quem quer que fosse.

Vladimir tinha, numa pequena caixa, alguns biscoitos, um pouco de manteiga e açúcar. Eram itens que sua mãe lhe havia mandado clandestinamente, de quase três mil quilômetros de distância.

Guardava aqueles alimentos para quando a fome se tornasse insuportável. E como a caixa não tinha chave, ele a levava sempre consigo.

Certo dia, ele foi enviado para um trabalho temporário em outro campo. Não havia como levar o seu tesouro.

O amigo Andrey se ofereceu para zelar pela caixa.

Deixe-a comigo, que eu a guardo. Pode estar certo de que ficará a salvo comigo.

No dia seguinte à sua partida, uma tempestade de neve que durou três dias tornou intransitáveis todos os caminhos, impossibilitando o transporte de provisões.

Vladimir sabia que, no campo de concentração em que ficara Andrey, as coisas deviam andar muito mal.

Dez dias depois, quando os caminhos foram reabertos, Vladimir retornou ao campo.

Chegou à noite, quando todos já haviam voltado do trabalho, mas não viu Andrey entre os demais.

Dirigiu-se ao capataz e lhe perguntou:

Onde está Andrey?

Enterrado numa cova enorme junto com outros tantos prisioneiros, respondeu ele, sem nenhuma emoção.

Mas antes de morrer pediu-me que guardasse isto para você.

Vladimir sentiu um forte aperto no coração.

Nem minha manteiga nem os biscoitos puderam salvá-lo. Morreu à fome, pensou.

Abriu a caixa. Para sua surpresa, ali estavam os alimentos intactos, junto com um bilhete:

Prezado Vladimir. Escrevo enquanto ainda posso mexer a mão. Não sei se viverei até você voltar, porque estou horrivelmente debilitado. Se eu morrer, avise a minha mulher e meus filhos. Você sabe o endereço.

Deixo as suas coisas com o capataz. Espero que as receba intactas.

Vladimir ficou abismado. A fidelidade de Andrey fora tamanha que, perecendo por falta de alimento, não ousara se servir do que prometera guardar.

E, com a certeza de que o amigo conseguiria atender ao seu pedido, solicitara que avisasse sua família.

Em condições tão adversas, somente uma verdadeira amizade pode resistir dessa maneira.

*   *   *

Ser honesto é dever que cabe a toda criatura que tem por meta a felicidade.

A fidelidade é uma das virtudes que liberta o ser e o eleva na direção da luz.

Uma amizade sólida e duradoura só se constrói com fidelidade e honestidade recíprocas.

Somente as pessoas honestas e fiéis possuem a grandeza d'alma dos que já se contam entre os Espíritos verdadeiramente livres.

Pensemos nisso!

Redação do Momento Espírita, com base em artigo
 publicado em Seleções Reader's Digest, jan/1950.
Em 26.3.2025

Pílulas Inspiradoras - Será mesmo que vale à pena saber quem fomos nas vidas passadas

Ouça aqui 👇👇👇

Palavras para a Alma - Diante do Mal - Áudio 288


 Ouça aqui 👇👇👇

Café com Espiritismo - Tudo progride! - Saulo Monteiro - Áudio 550



Ouça aqui 👇👇👇

Áudio Livro Maria Mãe de Jesus - Áudio 08


 Esta antologia procura silenciar a voz da imaginação, reunindo textos fiéis à realidade, resultando numa biografia fidedigna, conquanto com lacunas, da Mãe de Jesus, são acrescentados alguns "flashes" das atividades de Maria na espiritualidade e poemas retratando Nossa Senhora. As verdades que traz, no entanto, são plenas de sentimentos, tornando esse livro um ramalhete, depoimentos que são luzes e também

flores, cheias de perfume e fé.

Livro: Maria Mãe de Jesus

Espíritos: Diversos















Ouça aqui 👇👇👇

Audio Livro Evolução em Dois Mundos - Áudio 33


 Evolução em dois mundos divide-se em duas partes. A primeira relaciona as palavras do Cristo a conceitos como a existência do perispírito e corpo espiritual, fluido cósmico, hereditariedade, evolução e sexo, alimentação no plano espiritual e mecanismos da mente, entre outros. Já a segunda parte reúne perguntas e respostas sobre temas vinculados a matrimônio, divórcio, gestação e aborto. Aliando conceitos científicos e evangélicos, o Espírito André Luiz promove um estudo do processo evolutivo do ser e da alma nos dois planos de nossa existência — o mundo material e o mundo espiritual —, estabelecendo um desafio intelectual a todos que praticam ou desejam conhecer a Doutrina Espírita.









Ouça aqui 👇👇👇

Áudio Livro Paulo e Estêvão - Áudio 37


 O romance Paulo e Estêvão ainda é considerado uma obra prima da parceria entre o Espírito Emmanuel e o médium Francisco Cândido Xavier. São milhares de exemplares publicados pela FEB sobre o fariseu Paulo de Tarso, obstinado perseguidor de cristãos que se converteu ao trabalho em prol do Cristianismo e transformou sua vida em um exemplo de luta, fé e amor. Presença constante entre os mais vendidos, o livro mostra a relação entre Paulo e o apedrejamento de Estêvão — o primeiro mártir do Cristianismo.
Livro: Paulo e Estevão
Espírito: Emmanuel
Médium: Francisco Cândido Xavier









Ouça aqui 👇👇👇

Conversa Amiga - Amanhã é Tarde - Áudio 296


Ouça aqui 👇👇👇

terça-feira, 25 de março de 2025

Momento Espírita - Por que não somos felizes?


Ouça aqui 👇👇👇

Por que não somos felizes?

Estamos num mundo criado por Deus, idealizado, nos mínimos detalhes para que nos atenda às necessidades.

Tudo pensado, preparado para que não nos falte o solo, o ar, a água, o pão, a beleza.

Sabemos que somos filhos de Deus. Como Deus é amor, fomos, naturalmente, gerados por Seu amor.

Somos imortais, o que nos sinaliza que as possibilidades de crescimento são infinitas porque somos donos da Imortalidade.

Então, por que não temos paz? De um modo geral, dizemos que perdemos a paz quando perdemos o emprego.

Perdemos a paz quando a enfermidade nos abraça, de forma violenta, castigando-nos o corpo.

Perdemos a paz porque nos importamos muito mais com o que pensam os outros a nosso respeito, do que com nossa própria consciência.

Se sabemos o que é certo e o que é errado, a paz de consciência nos alcançará quando agirmos conforme os ditames dela.

Por vezes, perdemos a saúde porque não a preservamos. Nascidos saudáveis e numa família com histórico de vida longa, acreditamos que tudo podemos fazer.

Dessa maneira, vamos dos exageros da mesa ao excesso de trabalho, sem os intervalos de descanso e lazer, tão importantes.

Alimentamos a mente com as coisas tolas do mundo, deixando de supri-la com leituras agradáveis, de saber, de harmonia, de coisas positivas.

Estamos mais ligados na vida alheia, no que conquistou, no que faz, para onde vai, do que com a nossa própria.

Desejamos fazer o que dizemos que todos fazem.

Importante que amadureçamos nosso senso crítico, deixando de nos comandar pela opinião da massa.

Precisamos aprender a agir individualmente, mesmo porque não podemos garantir se a massa tomou consciência do que é certo ou errado.

Cabe a nós agir corretamente porque responderemos individualmente por nossos atos.

Muitas vezes dizemos que todos fazem. Por isso, podemos fazer também. Deixamos de lado nossos valores, a educação recebida nos anos da infância, para agir como os demais.

Importante ajustarmos as nossas lentes para percebermos que muitos agem certo, que existem muitas pessoas no mundo que trabalham, se esforçam para ser melhores.

O que acontece é que, de um modo geral, focamos mais nosso olhar naqueles que agem de forma equivocada, que têm vida desordenada e fútil.

Não percebemos que uma maioria vive o bem, forma sua família e se preocupa com a educação dos filhos, desejando que se tornem cidadãos do bem.

Uma maioria é honesta, cuida dos seus idosos e das suas crianças, frequenta um templo religioso, atende o voluntariado.

Se desejamos seguir a maioria, vejamos esses. Lembremos que, desde o estabelecimento do Decálogo no mundo, o homem tem diretrizes seguras a seguir.

Quem o faz, ganha a aprovação de sua própria consciência, desde que a Lei de Deus está na consciência de cada um.

Assim, seremos felizes quando seguirmos os ditames de nossa consciência desperta, que nos diz que estamos na Terra para amar e progredir.

Que somos seres imortais, destinados à perfeição, que somente pode ser conquistada no dia a dia das nossas vidas, com esforço e perseverança.

Cresçamos para a luz e sejamos felizes, desde agora.

Redação do Momento Espírita
Em 25.3.2025

Pílulas Inspiradoras - Não deixe o cansaço da vida te impedir de ter uma vida incrível!

Ouça aqui 👇👇👇

Café com Espiritismo - O papel da Ciência na Gênese - Tarcio Rodrigues - Áudio 549



Ouça aqui 👇👇👇

Áudio Livro Maria Mãe de Jesus - Áudio 07


 Esta antologia procura silenciar a voz da imaginação, reunindo textos fiéis à realidade, resultando numa biografia fidedigna, conquanto com lacunas, da Mãe de Jesus, são acrescentados alguns "flashes" das atividades de Maria na espiritualidade e poemas retratando Nossa Senhora. As verdades que traz, no entanto, são plenas de sentimentos, tornando esse livro um ramalhete, depoimentos que são luzes e também

flores, cheias de perfume e fé.

Livro: Maria Mãe de Jesus

Espíritos: Diversos















Ouça aqui 👇👇👇

Fim do Blog

  E aqui encerramos nossas postagens no blog Espiritismo Consolador. Mas continuaremos compartilhando os áudios no Spotify. Ouça a lá... htt...