quarta-feira, 30 de abril de 2025

Momento Espírita - Aproveitar a Vida


Ouça aqui 👇👇👇

Aproveitar a Vida

Você aproveita a vida?

É muito comum ouvir-se as pessoas e, principalmente os jovens, dizendo que querem aproveitar a vida. E isso geralmente é usado como desculpa para eximir-se de assumir responsabilidades.

Mas, afinal de contas, o que é aproveitar a vida?

Para uns é matar-se aos poucos com as comilanças, bebidas alcoólicas, fumo e outras drogas.

Para outros é arriscar a vida em esportes perigosos, noitadas de orgias, saciedade dos desejos físicos.

Talvez isso se dê porque muitos de nós não sabemos porque estamos na Terra. E, por essa razão, desperdiçamos a vida em vez de aproveitá-la.

Certo dia, um jovem que trabalhava em uma repartição pública, na companhia de outros colegas que fumavam e bebiam todos os finais de expediente, foi convidado a acompanhá-los.

Ele agradeceu e disse que não bebia e que também não lhe agradava a fumaça do cigarro. Os demais riram-se dele e lhe perguntaram, com ironia, se a religião não lhe permitia, ao que ele respondeu: A minha inteligência é que me impede de fazer isso.

E que inteligência é esta que não lhe permite aproveitar a vida? Perguntaram os colegas.

O rapaz respondeu com serenidade: E vocês acham que eu gastaria o dinheiro que ganho para me envenenar? Vocês se consideram muito espertos, mas estão pagando para estragar a própria saúde e encurtar a vida que, para mim, é preciosa demais.

*   *   *

Observando as coisas sob esse ponto de vista, poderemos considerar que aproveitar a vida é dar-lhe o devido valor.

É investir os minutos preciosos que Deus nos concede em atividades úteis e engrandecedoras.

Quando dedicamos as nossas horas na convivência salutar com os familiares, estamos bem aproveitando a vida.

Quando fazemos exercícios, nos distraímos no lazer, na descontração saudável, estamos dando valor à vida.

Quando estudamos, trabalhamos, passeamos, sem nos intoxicar com drogas e excessos de toda ordem, estamos aproveitando de forma inteligente as nossas existências.

Quando realmente gostamos de alguma coisa, fazemos esforços para preservá-la. Assim também é com relação à vida. E não nos iludamos de que a estamos aproveitando acabando com ela.

Se você é partidário dessa ideia, vale a pena repensar com seriedade em que consiste o aproveitamento da vida.

E se você acha que os vícios lhe pouparão a existência, visite alguém que está se despedindo dela graças a um câncer de pulmão, provocado pelo cigarro.

Converse com quem entrega suas forças a uma cirrose hepática causada pelos alcoólicos.

Ouça um guloso inveterado que se encontra no cárcere da dor por causa dos exageros de mesa.

Visite um infeliz que perdeu a liberdade e a saúde para as drogas que lhe consomem lentamente.

Vislumbrando a vida por desse prisma, talvez mude o seu conceito sobre aproveitar a vida.

*   *   *

A vida é um poema de beleza, cujos versos são constituídos de propostas de luz, escritas na partitura da natureza, que lhe exalta a presença em toda parte.

Por consequência, a oportunidade da existência física constitui um quadro à parte de encantamento e conquistas, mediante cuja aprendizagem o espírito se embeleza e alcança os altos planos da realidade feliz. 

Redação do Momento Espírita, com pensamentos
 finais extraídos do item Alegria de viver, do cap. 6, do
livro Vida: desafios e soluções, pelo Espírito Joanna
 de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco,
 ed. LEAL.
Disponível no CD Momento Espírita v.6, ed. FEP.
Em 30.4.2025

Pílulas Inspiradoras - Até onde você iria por quem você ama?

Ouça aqui 👇👇👇

Conversa Amiga - A vida aqui na Terra - Áudio 299


Ouça aqui 👇👇👇

Café com Espiritismo - A importância da amizade - Lusiane Bahia - Áudio 575



Ouça aqui 👇👇👇

Áudio Livro Mecanismos da Mediunidade - Áudio 23


 O Espírito André Luiz alia Ciência ao Espiritismo para apresentar conceitos como energia, átomo, obsessão, hipnose, magnetismo, animismo e psicometria, entre outros, oferecendo aos médiuns e estudiosos da mediunidade diversos recursos para melhor compreensão de questões da Física e da Fisiologia que se relacionam ao tema. Com psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, o autor espiritual esclarece que, além de conhecimentos e estudos, é necessário ter disciplina e responsabilidade para praticar a mediunidade com Jesus e entrar em comunhão com o plano superior, buscando o aprimoramento do espírito sob as diretrizes do Evangelho do Cristo.

Livro: Mecanismos da Mediunidade
Espírito: André Luiz
Médium: Francisco Cândido Xavier





Ouça aqui 👇👇👇

Áudio Livro Transição Planetária - Áudio 12

Estamos no limiar da grande transição, em que nosso planeta passará da condição de mundo de provas e expiações para mundo de regeneração. Isso já constava no planejamento celestial há muito tempo e não se dará, obviamente, num passo de mágica, pois se trata de um processo de transformação lento e gradual, porém, impostergável. As tragédias naturais, como o tsunami do oceano Índico, fazem parte desse processo, pois têm o objetivo de fazer a humanidade progredir mais depressa, através do expurgo daqueles espíritos calcetas, refratários à ordem e à evolução moral e espiritual. Eles passarão algum tempo em outras esferas, aprendendo as leis do amor e do bem, até que tenham condições de retornar ao planeta para dar seu contributo. Conheça os mecanismos e razões de ordem superior, em favor das mudanças urgentes e necessárias que promovam o respeito às leis, ética e natureza, transformando o homem num ser integral, consciente dos seus deveres para com Deus, consigo próprio e o próximo.
Livro: Transição Planetária
Espírito: Manoel Philomeno de Miranda
Médium: Divaldo Franco

Ouça aqui 👇👇👇

 

Rádio Novela Porque Comigo? - Áudio 03


 O primeiro filho de Mário acaba de nascer: é um lindo menino. Na maternidade, o pai percebe a preocupação da enfermeira, mas o que poderia impedir sua felicidade? Depois de viver cinco anos com Lúcia, seu sonho finalmente estava realizado! Instantes depois, Mário sentiu o mundo desabar sobre sua cabeça: “Por que meu filho nasceu assim? Por que comigo?” Lúcia e Mário, que se amam tanto, serão capazes de vencer juntos essa prova tão difícil? O que fazer? O que fizeram seus pais para merecê-las? Livro importante por esclarece os motivos espirituais para o nascimento de crianças com deficiência mental.

Livro: Por que Comigo?
Espírito: Antônio Carlos
Médium: Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho






Ouça aqui 👇👇👇

Áudio Livro Paulo e Estêvão - Áudio 62


 O romance Paulo e Estêvão ainda é considerado uma obra prima da parceria entre o Espírito Emmanuel e o médium Francisco Cândido Xavier. São milhares de exemplares publicados pela FEB sobre o fariseu Paulo de Tarso, obstinado perseguidor de cristãos que se converteu ao trabalho em prol do Cristianismo e transformou sua vida em um exemplo de luta, fé e amor. Presença constante entre os mais vendidos, o livro mostra a relação entre Paulo e o apedrejamento de Estêvão — o primeiro mártir do Cristianismo.
Livro: Paulo e Estevão
Espírito: Emmanuel
Médium: Francisco Cândido Xavier









Ouça aqui 👇👇👇

terça-feira, 29 de abril de 2025

Momento Espírita - Uma Pausa no Caminho


Ouça aqui 👇👇👇

Uma Pausa no Caminho

A vida é feita de despedidas. Despedidas de fases, de lugares ou de pessoas.

Despedimo-nos do útero materno ao nascer, da infância ao crescer, da escola ao concluir o fundamental, o ensino médio, a universidade.

Despedimo-nos dos amigos que seguem caminhos diferentes, buscando países longínquos.

Algumas despedidas são temporárias. Outras, definitivas. Ou, ao menos, aos olhos terrenos, assim nos parecem.

O que todas elas têm em comum é que se constituem experiências que nos desafiam, que nos amadurecem, que nos conferem lições.

Se perguntarmos a uma mãe, ela poderá nos dizer que lhe foi difícil o momento de deixar o filho seguir o próprio caminho, no encalço dos seus sonhos.

Se indagarmos a um adolescente, que deixou o lar para o estudo longe de sua cidade, por vezes, do seu estado, ele dirá do quanto sentiu o afastamento dos pais, dos irmãos, do seu cantinho doméstico.

São dores da despedida, que podem ser intensas, por estarmos ligados por laços afetivos, por lembranças tão fortes que chegam a causar sintomas físicos.

Muitas vezes, o medo do adeus surge do apego ao que conhecemos e à incerteza do futuro.

No entanto, da mesma maneira como um viajante parte, mas mantém a lembrança daqueles que ama, a despedida não é o fim. A separação momentânea, de meses ou anos, sempre nos acena com o reencontro.

Porém, quando se fala da morte, a dor da despedida extrapola tudo que se possa imaginar.

Ainda vemos a morte como um adeus definitivo. Mesmo os que guardamos a certeza da vida que não morre, de que nossos amores prosseguem vivos, na Espiritualidade, sentimos imensamente a ausência física de quem se vai.

Por isso, sempre bom repetirmos para que assimilemos com profundidade a lição. A morte é a passagem para outro local.

Assim como viajamos e nos despedimos sem saber exatamente quando reencontraremos alguém, a morte é um intervalo entre dois encontros.

O amor que existe não se perde, apenas se transforma e se fortalece na espera desse reencontro. As lembranças dos momentos felizes vividos devem nos servir para manter acesa a suave lâmpada da saudade.

Não existe uma receita ou fórmula mágica que nos libere da dor da despedida pela morte. No entanto, alguns gestos, algumas atitudes podem amenizá-la.

Podemos focar na gratidão pelos dias ou anos de convivência, em vez de focar na perda. Lembrar dos momentos alegres e de felicidade ao lado da pessoa amada, e não apenas a tristeza da sua partida.

Ter em mente que haverá um reencontro em breve ou em dias distantes. Enviar pensamentos de afeto a quem se foi, para que ele também possa se sentir aconchegado.

O ciclo da vida é feito de encontros e reencontros, como um grande roteiro divino que nos renova oportunidades de aprendizado.

E preparemos os que conosco convivem para o dia da nossa partida. Porque ele chegará. Então, reencontraremos aqueles que nos precederam na viagem da vida.

Igualmente haveremos de nos despedir daqueles que ficarem. Que os deixemos bem, tendo trabalhado neles a ideia de que a despedida é temporária.

Não se trata de um final. Apenas uma pausa no caminho.

Redação do Momento Espírita.
Em 29.4.2025.

Pílulas Inspiradoras - Deus sempre está atento!

Ouça aqui 👇👇👇

Palavras para a Alma - Especial Mães - Áudio 292


 Ouça aqui 👇👇👇

Café com Espiritismo - Obsessão - Larissa Chaves - Áudio 574



Ouça aqui 👇👇👇

Áudio Livro Mecanismos da Mediunidade - Áudio 22


 O Espírito André Luiz alia Ciência ao Espiritismo para apresentar conceitos como energia, átomo, obsessão, hipnose, magnetismo, animismo e psicometria, entre outros, oferecendo aos médiuns e estudiosos da mediunidade diversos recursos para melhor compreensão de questões da Física e da Fisiologia que se relacionam ao tema. Com psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, o autor espiritual esclarece que, além de conhecimentos e estudos, é necessário ter disciplina e responsabilidade para praticar a mediunidade com Jesus e entrar em comunhão com o plano superior, buscando o aprimoramento do espírito sob as diretrizes do Evangelho do Cristo.

Livro: Mecanismos da Mediunidade
Espírito: André Luiz
Médium: Francisco Cândido Xavier





Ouça aqui 👇👇👇

Áudio Livro Transição Planetária - Áudio 11

Estamos no limiar da grande transição, em que nosso planeta passará da condição de mundo de provas e expiações para mundo de regeneração. Isso já constava no planejamento celestial há muito tempo e não se dará, obviamente, num passo de mágica, pois se trata de um processo de transformação lento e gradual, porém, impostergável. As tragédias naturais, como o tsunami do oceano Índico, fazem parte desse processo, pois têm o objetivo de fazer a humanidade progredir mais depressa, através do expurgo daqueles espíritos calcetas, refratários à ordem e à evolução moral e espiritual. Eles passarão algum tempo em outras esferas, aprendendo as leis do amor e do bem, até que tenham condições de retornar ao planeta para dar seu contributo. Conheça os mecanismos e razões de ordem superior, em favor das mudanças urgentes e necessárias que promovam o respeito às leis, ética e natureza, transformando o homem num ser integral, consciente dos seus deveres para com Deus, consigo próprio e o próximo.
Livro: Transição Planetária
Espírito: Manoel Philomeno de Miranda
Médium: Divaldo Franco

Ouça aqui 👇👇👇

 

Rádio Novela Porque Comigo? - Áudio 02


 O primeiro filho de Mário acaba de nascer: é um lindo menino. Na maternidade, o pai percebe a preocupação da enfermeira, mas o que poderia impedir sua felicidade? Depois de viver cinco anos com Lúcia, seu sonho finalmente estava realizado! Instantes depois, Mário sentiu o mundo desabar sobre sua cabeça: “Por que meu filho nasceu assim? Por que comigo?” Lúcia e Mário, que se amam tanto, serão capazes de vencer juntos essa prova tão difícil? O que fazer? O que fizeram seus pais para merecê-las? Livro importante por esclarece os motivos espirituais para o nascimento de crianças com deficiência mental.

Livro: Por que Comigo?
Espírito: Antônio Carlos
Médium: Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho






Ouça aqui 👇👇👇

Áudio Livro Paulo e Estêvão - Áudio 61


 O romance Paulo e Estêvão ainda é considerado uma obra prima da parceria entre o Espírito Emmanuel e o médium Francisco Cândido Xavier. São milhares de exemplares publicados pela FEB sobre o fariseu Paulo de Tarso, obstinado perseguidor de cristãos que se converteu ao trabalho em prol do Cristianismo e transformou sua vida em um exemplo de luta, fé e amor. Presença constante entre os mais vendidos, o livro mostra a relação entre Paulo e o apedrejamento de Estêvão — o primeiro mártir do Cristianismo.
Livro: Paulo e Estevão
Espírito: Emmanuel
Médium: Francisco Cândido Xavier









Ouça aqui 👇👇👇

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Momento Espírita - Viver o Presente


Ouça aqui 👇👇👇

Viver o Presente

A escritora e professora de yoga, Isabela Fortes, afirma que quem tem filhos aprende a viver no presente, sem dificuldades.

Observar um bebê e a sua relação com o tempo é simplesmente divino, diz ela.

Nessa observação da vida infantil, através da lupa da sensibilidade, observamos que, para o bebê, o passado e o futuro não existem, apenas o agora.

Em variações de pequenos segundos, ele tenta nos comunicar o que precisa, no momento em que precisa: fome, sono, dor, fraldas. Tudo só existe no agora.

Também as crianças maiores, na primeira infância, levam algum tempo para conseguir entender o que significa o tempo.

Ontem, amanhã, daqui a dois dias ou dois anos, para elas é tudo igual e incompreensível.

Essa questão nos leva a experiências curiosas, como a do casal que adotou uma forma peculiar de conseguir explicar o tempo para sua filha de cinco anos.

Quando queriam dizer que faltavam dois dias para ela viajar ou para começar as aulas, explicavam: Você terá que dormir e acordar. Depois dormir e acordar novamente, aí chega o dia.

Com essa característica especial dos pequenos, podemos aprender que o foco no tempo presente é fundamental para ter uma vida equilibrada.

Gastamos energias em demasia quando nos prendemos excessivamente ao passado, às lembranças.

Da mesma forma que nos desgastamos muito com a preocupação, isto é, uma ocupação prévia com algo que ainda não aconteceu, e pode nem vir a acontecer.

É com esse comportamento que conhecemos a temida e tão analisada ansiedade, que, nos dias de hoje, nos traz problemas e mais problemas existenciais.

Quando focamos no presente, vivendo um dia de cada vez, como se diz popularmente, aproveitamos o tempo com mais eficiência e menos desgaste.

Fazemos cada tarefa pensando nela, e não naquilo que deixamos de fazer ou naquilo que faremos amanhã ou depois.

Quando estamos com alguém que amamos, com a família, por exemplo, estejamos lá por inteiro, e não metade ali, aproveitando, e outra metade voando com o pensamento para longe.

Alguns de nós chegamos a fazer uma espécie de autoterrorismo, cultivando pensamentos como: Pena que esses momentos não duram! Como viverei quando tudo isso acabar?

São sofrimentos voluntários, desnecessários, que impomos aos nossos dias, por não nos darmos chance de viver o presente, e dele extrair tudo de bom que está nos ofertando.

Viver o presente não significa, porém, viver sem planos, sem objetivos. Nem desconsiderar o passado, sem tê-lo como referencial importante. De forma alguma!

Viver o presente é dar o devido peso a cada um desses tempos, aprendendo com o passado, vislumbrando o futuro, mas trabalhando no presente, e apenas no presente.

É fundamental lembrar do ensino do Cristo, quando, ao perceber as inquietações de nossa alma, quanto aos dias vindouros, afirmou:

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, pois o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Redação do Momento Espírita com base no artigo
 Filhos, o melhor é tê-los, de Isabela Fortes, para a
 Revista Prana Yoga Jornal, junho 2008 e no cap. 6,
versículo 34 do Evangelho de Mateus.
Em 28.4.2025

Pílulas Inspiradoras - O Poder da Mudança...

Ouça aqui 👇👇👇

Recorte de Palestras - Os obreiros do Senhor - Victor Hugo (Menino)



 Ouça aqui 👇👇👇

Café com Espiritismo - Comungar com Deus (parte 2) - Gustavo Silveira - Áudio 573



Ouça aqui 👇👇👇

Áudio Livro Mecanismos da Mediunidade - Áudio 21


 O Espírito André Luiz alia Ciência ao Espiritismo para apresentar conceitos como energia, átomo, obsessão, hipnose, magnetismo, animismo e psicometria, entre outros, oferecendo aos médiuns e estudiosos da mediunidade diversos recursos para melhor compreensão de questões da Física e da Fisiologia que se relacionam ao tema. Com psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, o autor espiritual esclarece que, além de conhecimentos e estudos, é necessário ter disciplina e responsabilidade para praticar a mediunidade com Jesus e entrar em comunhão com o plano superior, buscando o aprimoramento do espírito sob as diretrizes do Evangelho do Cristo.

Livro: Mecanismos da Mediunidade
Espírito: André Luiz
Médium: Francisco Cândido Xavier





Ouça aqui 👇👇👇

Áudio Livro Transição Planetária - Áudio 10

Estamos no limiar da grande transição, em que nosso planeta passará da condição de mundo de provas e expiações para mundo de regeneração. Isso já constava no planejamento celestial há muito tempo e não se dará, obviamente, num passo de mágica, pois se trata de um processo de transformação lento e gradual, porém, impostergável. As tragédias naturais, como o tsunami do oceano Índico, fazem parte desse processo, pois têm o objetivo de fazer a humanidade progredir mais depressa, através do expurgo daqueles espíritos calcetas, refratários à ordem e à evolução moral e espiritual. Eles passarão algum tempo em outras esferas, aprendendo as leis do amor e do bem, até que tenham condições de retornar ao planeta para dar seu contributo. Conheça os mecanismos e razões de ordem superior, em favor das mudanças urgentes e necessárias que promovam o respeito às leis, ética e natureza, transformando o homem num ser integral, consciente dos seus deveres para com Deus, consigo próprio e o próximo.
Livro: Transição Planetária
Espírito: Manoel Philomeno de Miranda
Médium: Divaldo Franco

Ouça aqui 👇👇👇

 

Rádio Novela Porque Comigo? - Áudio 01


 O primeiro filho de Mário acaba de nascer: é um lindo menino. Na maternidade, o pai percebe a preocupação da enfermeira, mas o que poderia impedir sua felicidade? Depois de viver cinco anos com Lúcia, seu sonho finalmente estava realizado! Instantes depois, Mário sentiu o mundo desabar sobre sua cabeça: “Por que meu filho nasceu assim? Por que comigo?” Lúcia e Mário, que se amam tanto, serão capazes de vencer juntos essa prova tão difícil? O que fazer? O que fizeram seus pais para merecê-las? Livro importante por esclarece os motivos espirituais para o nascimento de crianças com deficiência mental.

Livro: Por que Comigo?
Espírito: Antônio Carlos
Médium: Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho






Ouça aqui 👇👇👇

Áudio Livro Paulo e Estêvão - Áudio 60


 O romance Paulo e Estêvão ainda é considerado uma obra prima da parceria entre o Espírito Emmanuel e o médium Francisco Cândido Xavier. São milhares de exemplares publicados pela FEB sobre o fariseu Paulo de Tarso, obstinado perseguidor de cristãos que se converteu ao trabalho em prol do Cristianismo e transformou sua vida em um exemplo de luta, fé e amor. Presença constante entre os mais vendidos, o livro mostra a relação entre Paulo e o apedrejamento de Estêvão — o primeiro mártir do Cristianismo.
Livro: Paulo e Estevão
Espírito: Emmanuel
Médium: Francisco Cândido Xavier









Ouça aqui 👇👇👇

domingo, 27 de abril de 2025

Momento Espírita - Valorize o Seu Dia


Ouça aqui 👇👇👇

Valorize o Seu Dia

Valorize o seu dia!

Cada dia corresponde a uma nova página escrita no livro da sua vida, onde você deverá escrever as melhores memórias.

Assim, quando desperte, dirija ao infinito a sua prece. Agradeça pela noite superada e rogue ao Pai do Céu as indispensáveis bênçãos para o período iniciante.

Erga-se e alegre-se com a oportunidade renovada de manter seu corpo físico para os empreendimentos do progresso.

Busque ocupar-se com algo nobre, algo que dignifique a sua existência na Terra.

À frente dos transtornos e contratempos, que surgem nos caminhos de todos, invariavelmente, não se deixe conduzir pela irritação, pelo agastamento ou pelo azedume.

Procure compreender que nada lhe ocorre sem que tenha um sentido útil para o seu crescimento geral.

Perante as ocorrências de violência e diante dos quadros de agressões que veja em sua rota, realize o melhor que possa, sem revolta nem desespero.

Você está no mundo que fez por merecer, com as situações que caracterizam a sua quadra evolutiva e com as pessoas do seu mesmo patamar moral, com ligeiras diferenças, facilmente observáveis.

Onde esteja, semeie alegria e jovialidade, atendendo à recomendação do Apóstolo Paulo para que demos graças a Deus por todas as coisas da vida.

Busque fazer novos amigos, mantendo, com carinho, os velhos companheiros.

A amizade, no mundo, é como o beijo solar iluminando as flores, sem o qual elas tendem a murchar e fenecer.

Alimente-se com moderação. Não é preciso passar fome, contudo, é bom que não transforme o estômago em tonel de venenosas misturas, capazes de intoxicar, de lhe acumular indevido colesterol nas artérias ou de lhe provocar disfunções hepáticas.

Afaste-se das pseudonecessidades alcoólicas. O álcool de que você precisa para a digestão a Divindade já fez constar do seu programa de produção orgânica.

Fora disso, a ingestão dessa substância corresponderá sempre a consciente envenenamento que lhe perturbará a saúde aos poucos.

Procure ser comedido nas brincadeiras, a fim de não constranger os amigos, gerando afastamentos e inimizades.

Ou para não perder seu precioso tempo com intermináveis lorotas e banalidades.

Sorria, seja prazenteiro, uma vez que o Evangelho de Jesus, que você afirma conhecer, é fonte inesgotável de alegrias.

E quando chegar ao fim o seu dia, vivido com maior ou menor dificuldade, ponha-se em meditação.

Verifique onde é que você poderia ter sido melhor, em que itens deveria ter agido melhor.

E, sem remorsos prejudiciais, faça projetos de renovação para o dia seguinte, procurando levá-los a sério.

Ore e entregue-se uma vez mais ao Supremo Senhor, construindo, dia a dia, a própria felicidade, a sua própria luz.

Valorize o seu dia.

Não o desperdice remoendo mágoas ou destilando tormento, mas aprenda a cultivar a alegria de viver, apesar das lutas e limitações que carregue.

Valorize o seu tempo na Terra e prossiga, decidido pelo bem, para que, no serviço do Senhor, você continue crescendo em busca do encontro consigo mesmo.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 2,
do livro Para uso diário, pelo Espírito Joanes,
psicografia de Raul Teixeira, ed. FRÁTER.
Em 27.4.2018.

Pílulas Inspiradoras - O desencarne dos Gigantes da Alma e sua vida...

Ouça aqui 👇👇👇

sábado, 26 de abril de 2025

Momento Espírita - Pensamentos e Companhias


Ouça aqui 👇👇👇

Pensamentos e Companhias

É impossível vivermos sem pensar. Cada gesto que realizamos é precedido de um pensamento.

Em um conceito ampliado, podemos dizer que somos aquilo que pensamos.

No relacionamento social, por vezes, nos servimos de máscaras, de disfarces, conforme nos seja mais conveniente que as pessoas nos vejam ou nos considerem.

Como se estivéssemos em uma apresentação teatral, mostramos como queremos ser vistos, ocultando quem somos em essência, nossos desejos, opiniões sobre os fatos, coisas e pessoas.

É comum, portanto, que pensemos de uma maneira, mas expressemos nossas ideias de modo completamente diferente.

Contudo, nossos pensamentos, que provêm da nossa essência, traduzem exatamente quem somos. E não há como esconder a sua natureza.

Podemos ocultar nossos pensamentos em nossa convivência terrena. Mas os Espíritos os leem, sem dificuldade.

Por isso, diz o adágio popular: a Deus nada fica oculto. Ou seja, em se tratando da dimensão espiritual, não há como escondermos o que pensamos.

Convivemos, no mundo, com os algoritmos das redes sociais, que conseguem identificar nossos interesses através dos conteúdos que acessamos.

A partir disso, as redes passam a nos enviar estímulos para satisfazer nossos desejos.

Dessa forma, as sugestões que recebemos são o reflexo do que buscamos pelos aplicativos.

De maneira semelhante, atraímos a companhia dos Espíritos que vibram em sintonia com nossas reflexões mentais.

Se nossos pensamentos são elevados e positivos, atraímos boas influências. Se são negativos, atraímos influências igualmente negativas.

Essa frequência mental é o canal de comunhão com Espíritos de teor semelhante ao nosso, por meio do processo de sintonia.

Adaptando o ditado popular, poderíamos dizer: Diga-me o que pensas e te direi com quem andas.

O apóstolo Paulo de Tarso foi muito feliz, quando escreveu em sua epístola aos hebreus: Pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo que nos atrapalha, tendo os olhos fitos em Jesus.

Essa nuvem de testemunhas representa o condomínio espiritual no qual vivemos, unidos pela afinidade de pensamentos e pelo nosso teor vibratório.

*   *   *

Não vivemos isolados, mas em associação ou ressonância com as correntes mentais dos Espíritos que se assemelham a nós.

Assimilamos os pensamentos deles assim como eles assimilam os nossos, atraindo ou repelindo recursos mentais que nos fortificam para o bem ou nos inclinam ao mal, conforme permitimos.

Quando nos detemos nos defeitos e faltas dos outros, o espelho de nossa mente reflete essas imagens, absorvendo-as como uma espécie de alimento, que, com o tempo, incorpora-se aos tecidos sutis da nossa alma.

O pensamento, força criadora, molda no mundo espiritual as formas que imaginamos. Por isso, é essencial cultivarmos bons pensamentos, sermos otimistas e alegres.

Dessa maneira, a força das nossas ideias terá a dimensão de quantos sejam os encarnados e desencarnados que comungam conosco no mesmo ideal.

Pensar no bem, agir no bem e viver o bem resolverá, com segurança, o nosso problema de companhias espirituais.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 8, do livro
 Pensamento e vida, pelo Espírito Emmanuel, psicografia de
 Francisco Cândido Xavier, ed. FEB e na Epístola aos Hebreus,
 cap. 12, vers. 1.
Em 26.4.2025

Pílulas Inspiradoras - Supere o medo de mudar!

Ouça aqui 👇👇👇

sexta-feira, 25 de abril de 2025

Momento Espírita - O Encanto das Aparências


Ouça aqui 👇👇👇

O Encanto das Aparências

Por que ainda damos tanto valor às aparências?

Por que nos encantamos com o exterior, com aquilo que está na superfície, com aquilo que se apresenta tão raso?

A aparência nos ilude a ponto de nos induzir a julgamentos imediatos, de nos convidar a sonhos e divagações elaboradas.

Queria ter aquela vida... Queria ser bonito assim... Queria ter aquela voz, trabalhar naquilo que amo, como meu ídolo.

Que vida perfeita! Como são felizes! Que linda família! A minha é tão diferente!

Se eu tivesse essa vocação, esse talento, como aquele artista, certamente eu seria mais feliz!

Mas, para mim, tudo é tão difícil.

Ouvindo essas exclamações, essas afirmações, logo percebemos como são absurdas. Beiram a insanidade.

No entanto, mais de uma vez, nós mesmos dizemos essas coisas.

A verdade é que se passaram milênios e ainda temos nos perdido na contemplação excessiva do mero exterior, deixando de lado a essência, o que é mais importante para nossas vidas.

Olhando de maneira superficial, vemos aquele que passa, exibindo sua pesada bagagem de ouro. O que não vemos é que, quase sempre, transporta um coração atormentado e infeliz.

Se observarmos um pouco abaixo da superfície, descobriremos como sofrem pessoas que têm tudo o que o dinheiro pode comprar.

Podem satisfazer todos os seus sonhos, sem se preocupar com valores. Tudo lhes é acessível.

Contudo, são atormentadas por distúrbios psicológicos, insegurança, depressão, fobias, questões difíceis com familiares. Tudo lá, debaixo da superfície brilhante.

Não raro, o jovem que provoca inveja de muitos, exibindo-se nas redes, se encaminha para destino doloroso. Necessita de ajuda e de nossas preces.

As aparências nos fazem julgar o rico por impiedoso e o pobre por humilde. Não conhecemos a história de cada um para os reduzir a tais expressões.

E os que têm a beleza do corpo, aquela tão sonhada... Lembremos que ela é efêmera. Ela não dura. Ela é do corpo, da veste, e não da alma.

Nosso trabalho aqui na Terra é embelezar o Espírito, é enriquecê-lo de todas as formas, desde as áreas do conhecimento até as formas do amor.

Dizendo com todas as letras: não nos encontramos estagiando na Terra para cuidar da beleza externa. Nosso objetivo é sermos mais belos em nossa intimidade para trazermos beleza ao mundo.

Naturalmente, cabe-nos cuidar do corpo, nosso instrumento de trabalho.

Mas os excessos nessa área nos têm feito esquecer todas as outras, o que nos conduz à decepção, quando descobrimos que de nada adiantou.

Natural que as aparências nos impressionem. Normalmente, são as primeiras visualizações das coisas e das pessoas que nos marcam, nos afetam.

O alerta é para que não fiquemos na superfície. Não nos deixemos seduzir pelas conversas fáceis, pelas conquistas sem esforço. São ilusões.

O apóstolo Pedro registrou em sua primeira epístola: A beleza não deve estar nos enfeites exteriores, nos cabelos trançados, nas joias de ouro ou roupas finas.

Ao contrário, deve ser algo interior, imperecível, demonstrada em um Espírito dócil e tranquilo, que é valioso diante de Deus.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita, com citação
 da I Epístola de Pedro, cap. 3, vers. 3 e 4.
Em 25.4.2025

Pílulas Inspiradoras - Nunca desfaça de ninguém...o outro pode ter algo que você não tem!

Ouça aqui 👇👇👇

Recorte de Palestras - Deus se manifesta em nós - Haroldo Dutra Dias



 Ouça aqui 👇👇👇


Café com Espiritismo - Mensagens do Além - William Jacob - Áudio 572



Ouça aqui 👇👇👇

Áudio Livro Mecanismos da Mediunidade - Áudio 20


 O Espírito André Luiz alia Ciência ao Espiritismo para apresentar conceitos como energia, átomo, obsessão, hipnose, magnetismo, animismo e psicometria, entre outros, oferecendo aos médiuns e estudiosos da mediunidade diversos recursos para melhor compreensão de questões da Física e da Fisiologia que se relacionam ao tema. Com psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, o autor espiritual esclarece que, além de conhecimentos e estudos, é necessário ter disciplina e responsabilidade para praticar a mediunidade com Jesus e entrar em comunhão com o plano superior, buscando o aprimoramento do espírito sob as diretrizes do Evangelho do Cristo.

Livro: Mecanismos da Mediunidade
Espírito: André Luiz
Médium: Francisco Cândido Xavier





Ouça aqui 👇👇👇

Áudio Livro Transição Planetária - Áudio 09

Estamos no limiar da grande transição, em que nosso planeta passará da condição de mundo de provas e expiações para mundo de regeneração. Isso já constava no planejamento celestial há muito tempo e não se dará, obviamente, num passo de mágica, pois se trata de um processo de transformação lento e gradual, porém, impostergável. As tragédias naturais, como o tsunami do oceano Índico, fazem parte desse processo, pois têm o objetivo de fazer a humanidade progredir mais depressa, através do expurgo daqueles espíritos calcetas, refratários à ordem e à evolução moral e espiritual. Eles passarão algum tempo em outras esferas, aprendendo as leis do amor e do bem, até que tenham condições de retornar ao planeta para dar seu contributo. Conheça os mecanismos e razões de ordem superior, em favor das mudanças urgentes e necessárias que promovam o respeito às leis, ética e natureza, transformando o homem num ser integral, consciente dos seus deveres para com Deus, consigo próprio e o próximo.
Livro: Transição Planetária
Espírito: Manoel Philomeno de Miranda
Médium: Divaldo Franco

Ouça aqui 👇👇👇

 

Radionovela Alma e Coração - Áudio 05 - Final

Um dos maiores clássicos de Chico Xavier, diferente de muitas de suas obras, Alma e Coração, traz ao leitor, num estilo simples e cativante, a marca do trabalho do mais importante médium do Brasil: o grande amor e simpatia pelo próximo e sua constante preocupação em contribuir da melhor forma possível para minimizar os problemas que afligem o ser humano. Chico Xavier busca mostrar ao mundo, que nossas conquistas espirituais têm de ser feitas em nosso dia a dia, paralelamente às conquistas que visam diretamente ao nosso progresso material. O alerta que ele nos traz é que, a partir da solução dos nossos problemas interiores, encontramos saídas para nossa vida exterior. 
Livro: Alma e Coração
Espírito: Maria Dolores 
Médium: Chico Xavier







Ouça aqui 👇👇👇

 

Áudio Livro Paulo e Estêvão - Áudio 59


 O romance Paulo e Estêvão ainda é considerado uma obra prima da parceria entre o Espírito Emmanuel e o médium Francisco Cândido Xavier. São milhares de exemplares publicados pela FEB sobre o fariseu Paulo de Tarso, obstinado perseguidor de cristãos que se converteu ao trabalho em prol do Cristianismo e transformou sua vida em um exemplo de luta, fé e amor. Presença constante entre os mais vendidos, o livro mostra a relação entre Paulo e o apedrejamento de Estêvão — o primeiro mártir do Cristianismo.
Livro: Paulo e Estevão
Espírito: Emmanuel
Médium: Francisco Cândido Xavier









Ouça aqui 👇👇👇

quinta-feira, 24 de abril de 2025

Momento Espírita - Que Significa Morrer


Ouça aqui 👇👇👇

Que Significa Morrer

O ataúde parecia guardar impassível aquilo que era o significado de boa parte de sua vida.

Ao mirar o corpo inerte, não conseguia conceber como poderia jazer ali a razão de suas alegrias, a fonte de suas mais nobres inspirações, o reduto dos seus sentimentos mais profundos.

A morte roubara-lhe de maneira infame quem lhe fora tesouro dos mais valiosos, ao longo de boa parte de sua vida. O amor de sua vida jazia ali.

Percebendo-lhe os tormentos que lhe vinham na alma, refletidos no olhar aprofundado pela dor, velho amigo acercou-se-lhe, indagando:

Admirando a estupidez da morte, meu amigo? A pergunta foi de tal forma inesperada, inusitada mesmo, que ele teve que refletir um tanto.

De fato, se fosse resumir seus sentimentos, era isso mesmo que ele pensava... A morte não é nada mais do que o momento mais estúpido da vida.

Mas, antes que pudesse concatenar algo para responder ao amigo, esse de imediato retomou a fala.

A morte pode nos parecer estúpida ou pode nos parecer lógica e racional, meu amigo. Depende de como você entende a vida.

Se vendo esse corpo inerte aqui à sua frente, você conclui que aqui também está toda a fonte de seu afeto, o motivo de suas alegrias, a inteligência que você admira, ou o coração afetuoso que você aprendeu a amar, a vida é realmente uma tolice.

Se pensar assim, pode concluir que na vida aprendeu a amar células, a admirar secreções glandulares, a se apaixonar por sinapses cerebrais.

E como tudo que é feito de matéria, um dia perece e se transforma. É o que está acontecendo com o corpo que ora você enxerga.

Porém, se você consegue ver além do que seus olhos podem, e conseguir chegar onde sua razão melhor entende, verá que tudo aquilo que você aprendeu a amar teve morada neste corpo, mas não lhe pertencia, nem era fruto de suas atividades corporais.

Como o verdadeiro amor não se atém na forma, mas mergulha além daquilo que conseguimos ver, é essa a verdadeira fonte de nosso amor.

E a fonte desse amor continua vivendo, somente que agora apartado de um corpo que o acompanhou ao longo dessa existência. Chama-se Espírito imortal.

Quer dizer que voltaremos a nos encontrar? Redarguiu titubeante, entre a esperança e a incerteza.

Mas é claro, respondeu o amigo. Afinal, o amor desconhece o tempo e a distância.

Se alguns são chamados antes para o retorno ao lar, os que nos amam, justamente por nos amarem, estarão a aguardar o dia do reencontro, quando nós mesmos iremos aportar do lado de lá da vida.

E as dificuldades, doenças ou limitações daqui, lá já não mais se farão presentes, permitindo que as relações de afeto e carinho se façam mais amplas e plenas.

Assim meu caro, concluiu o amigo solícito, derrame suas lágrimas apenas pelas saudades naturais que irá sentir. Mas não dê a elas o peso da revolta ou da incompreensão para com os desígnios da vida, que são sempre sábios e acertados.

Aguarde, na paciência do coração daqueles que verdadeiramente amam, o dia em que novamente poderá estar estreitando o carinho e o amor com os que compartilhou tais expressões, ao longo de toda esta existência.

Lembre que além do corpo está o Espírito imortal.

Redação do Momento Espírita.
Em 24.4.2025

Pílulas Inspiradoras - Quebre seus condicionamentos!

Ouça aqui 👇👇👇

Ao Encontro de Jesus - Que é Deus? - Áudio 54


Ouça aqui 👇👇👇

Café com Espiritismo - Qual é tua missão - Saulo Monteiro - Áudio 571



Ouça aqui 👇👇👇

Áudio Livro Mecanismos da Mediunidade - Áudio 19


 O Espírito André Luiz alia Ciência ao Espiritismo para apresentar conceitos como energia, átomo, obsessão, hipnose, magnetismo, animismo e psicometria, entre outros, oferecendo aos médiuns e estudiosos da mediunidade diversos recursos para melhor compreensão de questões da Física e da Fisiologia que se relacionam ao tema. Com psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, o autor espiritual esclarece que, além de conhecimentos e estudos, é necessário ter disciplina e responsabilidade para praticar a mediunidade com Jesus e entrar em comunhão com o plano superior, buscando o aprimoramento do espírito sob as diretrizes do Evangelho do Cristo.

Livro: Mecanismos da Mediunidade
Espírito: André Luiz
Médium: Francisco Cândido Xavier





Ouça aqui 👇👇👇

Áudio Livro Transição Planetária - Áudio 08

Estamos no limiar da grande transição, em que nosso planeta passará da condição de mundo de provas e expiações para mundo de regeneração. Isso já constava no planejamento celestial há muito tempo e não se dará, obviamente, num passo de mágica, pois se trata de um processo de transformação lento e gradual, porém, impostergável. As tragédias naturais, como o tsunami do oceano Índico, fazem parte desse processo, pois têm o objetivo de fazer a humanidade progredir mais depressa, através do expurgo daqueles espíritos calcetas, refratários à ordem e à evolução moral e espiritual. Eles passarão algum tempo em outras esferas, aprendendo as leis do amor e do bem, até que tenham condições de retornar ao planeta para dar seu contributo. Conheça os mecanismos e razões de ordem superior, em favor das mudanças urgentes e necessárias que promovam o respeito às leis, ética e natureza, transformando o homem num ser integral, consciente dos seus deveres para com Deus, consigo próprio e o próximo.
Livro: Transição Planetária
Espírito: Manoel Philomeno de Miranda
Médium: Divaldo Franco

Ouça aqui 👇👇👇

 

Radionovela Alma e Coração - Áudio 04

Um dos maiores clássicos de Chico Xavier, diferente de muitas de suas obras, Alma e Coração, traz ao leitor, num estilo simples e cativante, a marca do trabalho do mais importante médium do Brasil: o grande amor e simpatia pelo próximo e sua constante preocupação em contribuir da melhor forma possível para minimizar os problemas que afligem o ser humano. Chico Xavier busca mostrar ao mundo, que nossas conquistas espirituais têm de ser feitas em nosso dia a dia, paralelamente às conquistas que visam diretamente ao nosso progresso material. O alerta que ele nos traz é que, a partir da solução dos nossos problemas interiores, encontramos saídas para nossa vida exterior. 
Livro: Alma e Coração
Espírito: Maria Dolores 
Médium: Chico Xavier







Ouça aqui 👇👇👇

 

Áudio Livro Paulo e Estêvão - Áudio 58


 O romance Paulo e Estêvão ainda é considerado uma obra prima da parceria entre o Espírito Emmanuel e o médium Francisco Cândido Xavier. São milhares de exemplares publicados pela FEB sobre o fariseu Paulo de Tarso, obstinado perseguidor de cristãos que se converteu ao trabalho em prol do Cristianismo e transformou sua vida em um exemplo de luta, fé e amor. Presença constante entre os mais vendidos, o livro mostra a relação entre Paulo e o apedrejamento de Estêvão — o primeiro mártir do Cristianismo.
Livro: Paulo e Estevão
Espírito: Emmanuel
Médium: Francisco Cândido Xavier









Ouça aqui 👇👇👇

Fim do Blog

  E aqui encerramos nossas postagens no blog Espiritismo Consolador. Mas continuaremos compartilhando os áudios no Spotify. Ouça a lá... htt...